Tuesday, February 12, 2008

Estive ali...mas já cá estou!

Aproveitando o feriado de segunda-feira (11.02) - Basel Fasnacht - been there done that, tirámos três dias para passear e descansar longe de confettis, piccolos, Guggenmusik e Morgestraich! (o post sobre o Carnaval local há-de aparecer, um dia destes...).
Levamos o James e a MC connosco, et voilá uma hora de voo depois eis-nos na Côte D'Azur!

De Nice fizemos o centro de contactos. Ficámos alojados no Nice Garden - muito perto do centro e de tudo o que era importante. O hotel é pequeno e familiar, parecia que estávamos em casa da Avó Virtudes a passar o fim de semana. O pequeno-almoço tinha luxos que o dinheiro não paga, como pão de sementes e compota de frutos - figo e laranja - das árvores que estão no tal Garden que dá nome ao Hotel! A cidade de Nice é muito bonita, com kms de costa, um Sol que brilha intensamente e mar azul tão calmo que me fez pensar se não estaria numa ilha do Pacífico. Situado na Baie des Anges o Promenade des Anglais é onde todos se encontram: os que correm (por prazer e não porque se atrasaram a sair de casa), os que vão de bicla, os que unicamente se passeiam a si ou ao cão, os que têm patins e os que só querem olhar para o infinito e ver mar!

Gostei muito do i) tour pela cidade no Le Petit Train que nos levou por ruelas da cidade velha (algumas semelhanças com Alfama), subimos até ao Castelo e ainda pelo caminho vislumbrámos "en passant" a marina local "carregadinha" de iates de luxo (volto em breve a este tema); ii) Jantar no Le Lodge, onde a comida era deliciosa e o décor Afro deixou-me emocionalmente "em casa" - dos candeeiros, às toalhas de mesa e até as Ementas. Por falar em Ementas partilho convosco o momento em que eu ditraída a ler isto: Le vrai domicile de l'homme n'est pas une maison, mail la route. Et la vie elle même est un voyage a pied - pousei a lista (aka Ementa) sobre uma das velas na nossa mesa e safou-me o James que me chamou a atencão para o fumo e o cheiro a queimado. Evitou-se uma tragédia maior, mas o buraco nas páginas da dita prova que eu lá estive!
No segundo dia e dada a proximidade com Nice (25min) fomos a Monte Carlo (Mónaco), evitámos as estradas principais e descobrimos ali, assim como que perdida e parada, a encantadora vila de Villefranche sur Mer. Apetecia deixar o dedo no obliterador e disparar fotos sem fim. Toda virada para o mar, não deve haver uma casinha que não tenha vista priveligiada sobre este paraíso de águas transparentes.

O Mónaco, para quem não sabe, tem a maior concentração de bilionários por metro quadrado que qualquer outro país no mundo. EU não duvido! Se em Nice a breve passagem pela marina impressionou porque nunca tinha visto "ao vivo" barcos tão grandes (sem contar com os catamarãs que fazem a ligação Terreiro d'Paco-Barreiro). Na Marina de Monte Carlo, descobri que há pessoas MESMO muito...muito ricas! Imaginam iates em que se podem estacionar carros lá dentro?! Eu vi! Eles existem! Informo-vos, mais uma vez, nós (...eles) estão em toda a parte: junto aos melhores e mais luxuosos estava um COM bandeira e nome portugueses :-) - barcos meus meninos, estou a falar de barcos!

Monte Carlo impressiona pela sumptuosidade e pelo luxo. Valeu a pena ver o Casino Ópera House

e o lendário Hotel de Paris.

Percorremos de carro parte do famoso trajecto do Monaco Grand Prix. E se para alguns de vocês isto nada tem de especial para mim tambem não tinha. Até ouvir o Bambi dizer-me emocionadíssimo: "Já viste? É aqui que os carros de Formula1 correm!". Fez-se luz, pensei: estou a fazer HISTÓRIA (mais uma vez) na minha vida.
O Palácio dos Príncipes situa-se no alto de uma colina construído sobre rochas e faz parte do bairro Monaco-Ville, a construção é solida e sem ornamentos ou luxo a contrastar com a atmosfera que o envolve. Ainda em Monaco-Ville visitámos a Saint Nicholas Cathedral (onde estão os restos mortais de Grace Kelly e do Príncipe Alberto III). Ficou por ver o Oceanographic Museum.

Last e sem dúvida alguma least... fomos a Cannes e foi uma desilusão. Está junto ao mar, mas falta-lhe o encanto de Nice, tem marina mas não se compara à de Monte Carlo, também tem um Castelo mas sem vista de cortar a respiração. (Para mim) Cannes vai continuar a ser unicamente o nome associado ao world's most famous film festival (14-25 Maio 2008).

E agora só mais umas semanas de trabalho até às próximas...

1 comment:

Shadows in Love said...

Tu foste e não me avisaste minha desgraçada??... também não podia tinha que ir passar omfim de semana À aldeia... por isso esquece... buaaaaaaaaaaa