Wednesday, December 5, 2007

A (delicada) questão dos montinhos de papel




Na Suiça, a reciclagem é levada a sério. Quando alugámos a nossa primeira casa ofereceram-nos o Manual do Bom Reciclador (todo em alemão) nem o lemos: reciclá-mo-lo logo na primeira oportunidade! Confesso que estou muito mais consciente da questão desde que cá cheguei do que estava enquanto vivia em PT - é capaz de ter alguma influência o facto de neste país tudo girar em volta de multas pecuniárias associadas aos nossos ordenados e que tiram a pica toda de fazer uma maldadezinha inocente como não reciclar! (Quantos comentários chocados e olhares revirados irei receber por ter escrito esta heresia??)
Enfim, ao que me trouxe: os montinhos de reciclagem do papel e do cartão. Cá em casa quem (habitualmente) assume essa tarefa sou eu, porque "mesmo à Suiço" eu faço montinhos ordenados de jornais que depois cuidadosamente coloco na entrada do nosso prédio. Na brincadeira costumo desafiar o Bambi a dar pontapés aos meus molhinhos e ver quão resistentes eles são, não se desfazendo nem desconjuntando com os piparotes mais violentos. Pois o Bambi não partilha deste meu fervor e quando ele trata do papel o mais certo é haver conflito conjugal. (Ontem foi um desses dias). Quando cheguei a casa e vi os jornais em desalinho, uns por cima dos outros sem ter em atenção o tamanho, o tipo de jornal, espessura e cores, fiquei quase à beira de um ataque de nervos. Exaltada ainda disse: "se eu testasse os teus montes de papel, eles não resistiriam aos pontapés". Bambi permaneceu imperturbável. Só se passou a sério quando eu ameacei que lá ia a baixo buscar os montinhos dele para os poder REORDENAR...

1 comment:

Shadows in Love said...

Meu deus... tadinho do Bambi... olha que eu não precisei virar tuda para ser uma ferverosa adepta da reciclagem... eu ponho todos a reciclarem desde casa ao escritório... e não preciso pagar multas ou ter ameaças disso ... sou uma gaja muito ecologica... mas não sou dos verde... sou dos azuis...eheheh